quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Unidades de medida

                                                     O iceberg é menos denso que a água do mar.

Para realizarmos qualquer experimento em Química é preciso conhecer algumas unidades de medida. A medida de uma grandeza é um número que expressa uma quantidade, comparada com um padrão previamente estabelecido. O volume, a massa, a temperatura, a densidade e a pressão são unidades de medida, vejamos cada uma em particular: 

Volume 
O volume de um corpo é a extensão que ele ocupa no espaço. A fórmula para se calcular o volume de um objeto é: 

V = comprimento • altura • largura 

A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3). 
Em nosso cotidiano e nos laboratórios, a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L). 

Massa 
A quantidade de matéria que existe num corpo é definida como massa. Ela é determinada pela comparação da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padrão. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg). Para medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança. 

Temperatura 

É a relação da capacidade que um corpo tem de transmitir ou receber calor, está relacionada também com o estado de agitação das partículas que formam o corpo. 

O termômetro é o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A graduação do termômetro permite visualizar a variação de temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho. 

A escala de graduação mais usada é a escala Celsius. Para elaborar esta escala foi preciso dois pontos de referência: a ebulição da água e seu congelamento ao nível do mar, que corresponde a 100°C e 0° C, respectivamente. A escala Kelviné recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta, mas não é muito usada em trabalhos científicos. 

Pressão 
A pressão é uma grandeza física, não vetorial, que relaciona a força exercida sobre uma dada superfície e a área dessa superfície, de acordo com a fórmula: 

P = F       S 
Onde: P = pressão 
= força
= área 


Podemos perceber pela equação, que para uma dada força, quanto menor a área, maior a pressão. 


Densidade 
É a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. A expressão seguinte permite calcular a densidade de um determinado material: 

d = massa
      volume
 
A densidade para sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), para gases é expressa em gramas por litro (g/L). 

Você já observou que em regiões polares é comum ver grandes blocos de gelo (icebergs), flutuando na água do mar? É devido à densidade do gelo (0,92 g/cm3) que é menor que a densidade da água do mar (1,03 g/cm3). 




Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola



Postado por Bianca Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário